quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Primeiros Socorros: Como tirar areia dos olhos?Como tirar areia dos olhos

Postado por Gabriela de Amorim às 20:47
Quem nunca passou pela experiência de, na praia, no rio ou no playground, se ver com os olho dolorosamente cheios de areia. Quando o assunto é areia nos olhos de criança então nem se fala, o risco é triplicado uma vez que muitas das brincadeiras favoritas dos pequenos envolve terra, detritos e similares. A parte mais difícil neste caso é convencê-las a não esfregar os olhos enquanto os grãos de areia não forem retirados, uma vez que, ao fazer isso, o globo ocular irá ser lesado mais ainda. Ter areia nos olhos pode ser uma experiência dolorosa e perigosa, uma vez que expõe nossos olhos à possibilidades de riscos, abrasões e até mesmo infecções oculares.


Dicas importantes:
1. Lave bem as mãos com sabonete (de preferência). Lave um copo ou uma vasilha que dê para mergulhar seu olho.
2. Encha o recipiente até a borda com água à temperatura ambiente. Utilize água mineral de preferência, mas caso não a tenha em mãos, use a da torneira mesmo.
3. Coloque o copo cheio de água sobre uma superfície plana. Coloque seu rosto sobre ele imergindo o olho afetado dentro da água.
4. Dentro d’água, pisque o olho repetidamente para remover todas as partículas de areia. Geralmente vinte segundos são o suficiente, se achar necessário porem, repita o processo.
5. Monitore os sinais de uma possível infecção ocular por no mínimo 48 horas após o acidente. Qualquer vermelhidão, coceira ou ardor persistente deverá ser informada ao oftalmologista.

Caso o acidente envolva uma criança:
Se a criança estiver chorando, não peça para que pare de chorar, procure acalmá-la, mas saiba que as lágrimas irão ajudar a lavar as partículas que atingiram seus olhos. Caso o ocorrido se passe em lugar que não tenha copo ou vasilha que caiba o olho da criança, faça um conchinha com sua mão e peça para a criança colocar o olho na água (conforme indicado acima, ela deve piscar). Se a partícula está no canto do olho, retire-a com a ponta de um pano limpo ou com um cotonete umedecido.

Cuidado:
Se o corpo estranho estiver fixo ao globo ocular não tente retirá-lo, coloque uma compressa ou pano limpo cobrindo os dois olhos para evitar movimentos e procure um médico.

1 comentários:

Unknown on 4 de janeiro de 2019 às 11:46 disse...

Funciona mesmo?

Postar um comentário

 

Minhas Memórias Copyright © 2010 Design by Ipietoon Blogger Template Graphic from Enakei